dc.description.abstract |
Ao estudarem Funções Quadráticas, algo muito comum é os alunos conseguirem compreender mais a teoria, mas terem dificuldade de fazer a leitura do gráfico. Perdendo, assim, informações importantes que facilitariam a compreensão do conteúdo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades pedagógicas do jogo “Eu Sou a Função" para o ensino de Funções Quadráticas. Tal jogo consiste em uma adaptação para o virtual do jogo “Enigma de Funções” (Cadernos do Mathema - 1º a 3º ano), utilizando as plataformas online Wordwall e Padlet. Assim, a presente pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa de análise de um material. Inicialmente, buscamos, por meio de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares de Matemática, refletir sobre o ensino de Funções Quadráticas. Em seguida, refletimos sobre a importância dos jogos para o ensino de Matemática e a importância de se ter um bom planejamento ao utilizá-los, tendo em vista as vantagens e desvantagens, citadas por Grando (2004). Por fim, defende-se que o jogo “Eu Sou a Função” pode trazer muitos benefícios para o ensino de Funções Quadráticas, pois é uma proposta diferenciada, que foge da forma tradicional que o conteúdo é abordado, criando um ambiente leve, o que favorece a compreensão do conteúdo. |
pt_BR |