UEPB - Repositório Digital

Uma análise das potencialidades do jogo "Eu Sou a Função" para o ensino de funções quadráticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Vitória Silva
dc.date.accessioned 2022-05-03T16:27:18Z
dc.date.available 2022-05-03T16:27:18Z
dc.date.issued 2022-04-18
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26675
dc.description SANTOS, Vitória Silva. Uma análise das potencialidades do jogo "Eu Sou a Função" para o ensino de funções quadrática. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Ao estudarem Funções Quadráticas, algo muito comum é os alunos conseguirem compreender mais a teoria, mas terem dificuldade de fazer a leitura do gráfico. Perdendo, assim, informações importantes que facilitariam a compreensão do conteúdo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades pedagógicas do jogo “Eu Sou a Função" para o ensino de Funções Quadráticas. Tal jogo consiste em uma adaptação para o virtual do jogo “Enigma de Funções” (Cadernos do Mathema - 1º a 3º ano), utilizando as plataformas online Wordwall e Padlet. Assim, a presente pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa de análise de um material. Inicialmente, buscamos, por meio de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares de Matemática, refletir sobre o ensino de Funções Quadráticas. Em seguida, refletimos sobre a importância dos jogos para o ensino de Matemática e a importância de se ter um bom planejamento ao utilizá-los, tendo em vista as vantagens e desvantagens, citadas por Grando (2004). Por fim, defende-se que o jogo “Eu Sou a Função” pode trazer muitos benefícios para o ensino de Funções Quadráticas, pois é uma proposta diferenciada, que foge da forma tradicional que o conteúdo é abordado, criando um ambiente leve, o que favorece a compreensão do conteúdo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. André Gerstberger pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Funções quadráticas pt_BR
dc.title Uma análise das potencialidades do jogo "Eu Sou a Função" para o ensino de funções quadráticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta