Resumo:
Introdução: Com um programa que estimula a prática de atividade física, trazendo a sensação de bem estar físico e social, a recuperação da autoestima e com a intenção de inibir o sedentarismo, faz com que os idosos tenham e até resgatem uma vida mais ativa e saudável. A Universidade Aberta à Maturidade- UAMA além de levar educação à terceira idade, surge também para contribuir de forma positiva, atuando como mediador para um envelhecimento ativo. Objetivo: Relatar a experiência na participação do projeto “A prática de atividade física para saúde e melhoria da qualidade de vida de idosos da Universidade Aberta à Maturidade-UAMA”. Metodologia: Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma graduanda do curso de Bacharelado em Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba, frente às atividades realizadas no
projeto de extensão na Universidade Aberta à Maturidade- UAMA do ano de 2018 a 2022. Conclusão: De acordo com o relato pode-se inferir que a Universidade Aberta à Maturidade tem contribuído de forma positiva por meio de diversas atividades físicas e recreativas, proporcionando momentos de descontração, desinibição, integração e socialização fazendo com que os idosos passem a ter atitudes de confiança, vida mais saudável, e bem estar.
Descrição:
OLIVEIRA, Héryca Karolliny Santos de. Relato de experiência das atividades físicas desenvolvidas com idosos na universidade aberta à maturidade - UAMA, antes e durante a pandemia. 2022. 17f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.