dc.description.abstract |
Em um ambiente cada vez mais competitivo, onde a globalização tem colocado o consumidor em sintonia com os processos de produção e os tornando cada vez mais exigentes, é necessário que as empresas tenham um diferencial para se destacarem das suas concorrentes, tendo domínio dos seus custos e conhecendo os desejos do mercado consumidor. Neste trabalho é analisado o Target costing, como um método de custos que trata de uma analise do mercado, tanto pelo lado da oferta como pelo lado da demanda. Partindo do principio econômico que a demanda (no geral) gera sua oferta. Durante todo o trabalho é destacada a necessidade da empresa se manter competitiva para dessa forma atender as necessidades do mercado. Este trabalho apresenta o seguinte problema: Qual o reflexo sobre a competitividade e sobre o risco de liquidez de uma empresa, provocado pela aplicação do Target costing na produção de um novo bem? Para responder o problema acima, este artigo tem por objetivo, nortear um estudo que mostre qual o reflexo sobre a competitividade e sobre o risco de liquidez, provocado pela aplicação do Target costing na produção de um novo produto. A metodologia adotada para atingir este objetivo foi, quanto à área da ciência, uma pesquisa do tipo teórica, quanto à forma da abordagem se trata de uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos utilizados na elaboração desta pesquisa, optou-se pelo levantamento bibliográfico. E por fim, a resposta ao problema antes citado é objetiva e clara, o Target costing prevê e previna possíveis situações de mercado, se tratando de um custo de curto prazo que garante rentabilidade durante o período de vida do produto no longo prazo. E dessa forma, o risco de liquidez é diretamente combatido. |
pt_BR |