Resumo:
A ampla aceitação do comércio eletrônico brasileiro, resultou no aumento do número de pedidos nas pequenas empresas, muitas vezes não conseguindo atender seu público em tempo hábil. O presente estudo objetivou identificar a principal dificuldade no atendimento de pequenos negócios, de modo que se fizesse possível a sua automatização e melhora no processo utilizado através do canal de recebimento de pedidos, gerando assim, o desenvolvimento de um modelo capaz de automatizar tal processo de recebimento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Servindo como porta de entrada para pequenos comércios e até mesmo de prestadores de serviços de tecnologia, fontes viáveis de implementação de baixo custo e eficientes. Utilizando tecnologias e ferramentas gratuitas e de baixa complexidade a fim de promover uma ideia capaz atender necessidades básicas de pequenos comércios que acabam limitados ou excluídos do mundo tecnológico. Por fim, a abordagem e modelo proposto no estudo foram aplicadas em um projeto experimental, que mostrou-se adequado ao contexto da problemática citada, permitindo sua modificação, aplicação e utilização com quaisquer tecnologias que se assemelha ao descrito nesta pesquisa, contribuindo positivamente para a aplicação e divulgação de novas soluções.
Descrição:
SILVA JUNIOR, Samuel Rufino da. Relatório de projeto experimental: uma proposta de catálogo digital para pequenos comércios. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.