Resumo:
Em decorrência da pandemia da Covid-19, a maioria das instituições de ensino públicas e privadas adotaram o ensino remoto emergencial. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos alunos durante o ensino remoto e, em especial, na disciplina de matemática. Para isso, é apresentado um estudo sobre o ensino remoto, o ensino de matemática e as recomendações da BNCC para o atual momento. A partir disso, é feita uma discussão sobre os resultados obtidos a partir de dados de alunos do 6º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio, de três escolas paraibanas, localizadas nas cidades de: Alagoa Nova, Araruna e Pocinhos. Os resultados mostram que o ensino remoto foi a alternativa utilizada para continuar o ano letivo e com ele vários desafios surgiram, como a falta de acesso à internet, de aparelhos, além de muitos professores não estarem preparados para esse método de ensino. Por fim, concluímos que professores e alunos tiveram que se reinventar, buscar meios e ferramentas, que possibilitassem o menor atraso possível, no que diz respeito a educação, e que a falta de recursos impactou diretamente as aulas remotas.
Descrição:
COSTA, Adriana de Souza. Os desafios do ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem da matemática na visão dos alunos. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.