Resumo:
O estágio supervisionado além de ser imprescindível para a formação do futuro docente, deverá
trazer uma presença real ao ambiente de atuação profissional e então os acadêmicos deverão
iniciar o desenvolvimento de processos de compreensão, convivência, falas, escutas, linguagens
e saberes do local de trabalho. Estas etapas para que ao finalizar o curso de graduação, o
acadêmico não sofra fortes impactos ao lidar com a rotina escolar. Nele ainda é possível que os
acadêmicos se identifiquem enquanto postura, atitudes quando se encontram como personagem
principal de situações cotidianas escolares que nunca haviam se deparado. Na teoria, é elencado
diversas vezes que o ambiente escolar é diverso e cheio de surpresas, porém apenas nos estágios
supervisionados é que se pode compreender e refletir sobre essas situações. Com isso, esperase que este trabalho de conclusão de curso convide os leitores a reflexionar sobre a relevância
do estágio supervisionado dos cursos de formação de professores e em especial na formação de
professores de educação física, seja para compartilhar, construir e ressignificar a experiência
apresentando algumas concepções sobre o estágio curricular seguido de relatos pessoais e
associação a teorias encontradas
Descrição:
ARAÚJO, Tarcyanno Santos. Contribuições do estágio supervisionado na formação docente: um relato de experiência. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.