Resumo:
Este artigo buscou discutir a importância da cidadania na Geografia escolar a partir das dicotomias sociedade-natureza estabelecida pelo atual modelo econômico, que modela o papel do cidadão a figura do consumidor, legitimando uma sociedade de mercado e não humanista e solidaria. Para tanto o presente estudo evidencia a necessidade de discussões sobre métodos na Geografia Escolar que contribuem no processo de construção da cidadania. De caráter qualitativo a pesquisa objetivou com o método do materialismo histórico dialético e fortalecido por uma revisão bibliográfica de teóricos que aborda este tema como Santos (1987) (2000), Cavalcanti (1998)(2008), Castrogiovanni (2000), trazer questões de como a Geografia escolar vai contribuir neste processo de construção da cidadania, rechaçando assim os métodos tradicionalistas que permeiam o ensino desta disciplina.
Descrição:
MAIA, A. W. A. A geografia escolar e a cidadania no contexto da sociedade de mercado e do consumo: desafios a formação docente. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.