dc.contributor.author |
Maia, Anderson Wagner Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-06T14:44:33Z |
|
dc.date.available |
2013-12-06T14:44:33Z |
|
dc.date.issued |
2013-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2681 |
|
dc.description |
MAIA, A. W. A. A geografia escolar e a cidadania no contexto da sociedade de mercado e do consumo: desafios a formação docente. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo buscou discutir a importância da cidadania na Geografia escolar a partir das dicotomias sociedade-natureza estabelecida pelo atual modelo econômico, que modela o papel do cidadão a figura do consumidor, legitimando uma sociedade de mercado e não humanista e solidaria. Para tanto o presente estudo evidencia a necessidade de discussões sobre métodos na Geografia Escolar que contribuem no processo de construção da cidadania. De caráter qualitativo a pesquisa objetivou com o método do materialismo histórico dialético e fortalecido por uma revisão bibliográfica de teóricos que aborda este tema como Santos (1987) (2000), Cavalcanti (1998)(2008), Castrogiovanni (2000), trazer questões de como a Geografia escolar vai contribuir neste processo de construção da cidadania, rechaçando assim os métodos tradicionalistas que permeiam o ensino desta disciplina. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Daniel Campos Martins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.title |
A geografia escolar e a cidadania no contexto da sociedade de mercado e do consumo: desafios a formação docente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |