dc.contributor.author |
Silva Júnior, Carlos Alberto da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-18T17:54:44Z |
|
dc.date.available |
2022-05-18T17:54:44Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.401 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26846 |
|
dc.description |
SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto da. Um estudo sobre o uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão em uma escola pública. 2022.Trabalho de conclusão de curso (Graduação de Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica que visa monitorar as estratégias da organização e mensurar seus resultados. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar o uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica na Escola Cidadã Integral Técnica Deputado Genival Matias, notadamente a implementação da ferramenta na instituição pública de ensino e o domínio da ferramenta pelos stakeholders. Para alcançar tal finalidade, foi feito um estudo de caso, com foco na pesquisa bibliográfica, aplicado questionário com indagações direcionadas aos stakeholders, além de, entrevistas com os gestores da Escola Cidadã Integral e Técnica Deputado Genival Matias, situada na cidade de Juazeirinho/PB. Os resultados evidenciam a importância da ferramenta na tomada de decisão, no monitoramento dos indicadores e, além disso, constata que os stakeholders, mesmo sem possuir o conhecimento conceitual do BSC, dominam a ferramenta, os seus indicadores e as estratégias definidas para o alcance das metas da instituição. Dito isso, observa-se que o Balanced Scorecard configura uma ferramenta que rege as atividades administrativas e pedagógicas da instituição, proporcionando resultados significativos na construção do ensino público. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof.a. Dra. Roseane Patrícia de Araújo Silva. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Balanced Scorecard |
pt_BR |
dc.subject |
Governança corporativa |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição pública de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão estratégica |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre o uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão em uma escola pública. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |