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Competências profissionais: um estudo de caso com graduandos de Ciências Contábeis nas empresas juniores do nordeste

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dc.contributor.author Barbosa, João Pedro Gomes
dc.date.accessioned 2022-05-18T18:08:27Z
dc.date.available 2022-05-18T18:08:27Z
dc.date.issued 2022-03-18
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26850
dc.description BARBOSA, João Pedro Gomes , Competências profissionais: um estudo de caso com graduandos de Ciencias Contabeis nas empresas juniores do nordeste . 36f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral deste estudo foi compreender a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis acerca das competências adquiridas pela participação nas atividades de Empresas Juniores – EJ(s) federadas da região Nordeste. Sendo adotada a estratégia de estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram provenientes de entrevista aplicada junto à 20 graduandos dentre às EJ(s) federadas da região Nordeste. Para análise e tratamento dos dados, adotou-se a nuvem de palavras através do software IRaMuTeQ, sendo possível destacar as principais palavras em 10 sínteses. Observou-se que a palavra - projeto - se repetiu em 60% das sínteses analisadas, que referia a conhecimento tácito, prático, muito oportuno nas ações de extensão (competências técnicas). Observou-se ainda que as principais palavras - aprender, liderança, participar, ajudar, comunicação - estavam presentes em 80% das sínteses observadas, referindo-se as capacidades que os indivíduos possuem para adotar comportamentos adequados e observáveis em situações relacionadas ao trabalho (competências pessoais). Por fim, verificou-se que as principais palavras - serviço, diretoria, cliente, gerente, gestão, mercado, trabalho, estágio - estavam presentes em 70% das sínteses observadas, referindo-se se as competências técnicas aprendidas durante a formação profissional. Concluindo-se que os graduandos, participantes de EJ(s), percebem que a atividade de extensão desenvolvida nas IES fomenta o desenvolvimento profissional, pessoal e educacional do estudante, por meio da combinação da literatura apresentada durante o curso (competência técnica) com a prática profissional realizada nas atividades e projetos de extensão (competência social), nenhuma menos importante do que a outra para o desenvolvimento das competências profissionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora Profa. Dra. Ana Maria da Paixão Duarte. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ação extensionista universitária pt_BR
dc.subject Empresa júnior pt_BR
dc.subject Competência profissional pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Discente de Ciencias Contábeis pt_BR
dc.title Competências profissionais: um estudo de caso com graduandos de Ciências Contábeis nas empresas juniores do nordeste pt_BR
dc.type Other pt_BR


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