dc.description.abstract |
O objetivo geral deste estudo foi compreender a percepção dos graduandos em Ciências
Contábeis acerca das competências adquiridas pela participação nas atividades de Empresas
Juniores – EJ(s) federadas da região Nordeste. Sendo adotada a estratégia de estudo de caso
em uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram provenientes de entrevista aplicada
junto à 20 graduandos dentre às EJ(s) federadas da região Nordeste. Para análise e tratamento
dos dados, adotou-se a nuvem de palavras através do software IRaMuTeQ, sendo possível
destacar as principais palavras em 10 sínteses. Observou-se que a palavra - projeto - se repetiu
em 60% das sínteses analisadas, que referia a conhecimento tácito, prático, muito oportuno
nas ações de extensão (competências técnicas). Observou-se ainda que as principais palavras -
aprender, liderança, participar, ajudar, comunicação - estavam presentes em 80% das sínteses
observadas, referindo-se as capacidades que os indivíduos possuem para adotar
comportamentos adequados e observáveis em situações relacionadas ao trabalho
(competências pessoais). Por fim, verificou-se que as principais palavras - serviço, diretoria,
cliente, gerente, gestão, mercado, trabalho, estágio - estavam presentes em 70% das sínteses
observadas, referindo-se se as competências técnicas aprendidas durante a formação
profissional. Concluindo-se que os graduandos, participantes de EJ(s), percebem que a
atividade de extensão desenvolvida nas IES fomenta o desenvolvimento profissional, pessoal
e educacional do estudante, por meio da combinação da literatura apresentada durante o curso
(competência técnica) com a prática profissional realizada nas atividades e projetos de
extensão (competência social), nenhuma menos importante do que a outra para o
desenvolvimento das competências profissionais. |
pt_BR |