Resumo:
A pandemia gerada pelo vírus SARS-Cov-2, causador da doença denominada COVID-19, no ano de 2020 trouxe mudanças significativas na educação e em vários outros setores da sociedade. Para conter a propagação da doença teve que ser adotado o isolamento social, onde praticamente todos os setores tiveram que paralisar as suas atividades e/ou se adaptar a essa nova realidade, foi o caso das escolas e universidades que tiveram que adaptar a sua forma de ensino presencial para o ensino remoto, que funciona como uma modalidade de ensino a distância, sem uma regulamentação específica, más de uma maneira emergencial, que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, para mediar o ensino. Nesse contexto o presente trabalho tem por objetivo analisar a influência das TIC no ensino remoto, na disciplina fundamentos para o tratamento de minérios, ofertada no curso técnico de nível médio integrado em mineração no semestre 2021.1, do IFPI, dando ênfase aos pontos positivos e negativos que venham a ser destacados. Ao final desse estudo, chegou-se à conclusão que embora o ensino remoto, em virtude da sua rápida implantação, tenha apresentado vários problemas de ordem pedagógica e estrutural, este também foi palco para um grande avanço, que foi a implantação das TIC dentro do ensino tradicional, provendo assim a inclusão digital dos alunos, e contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
RODRIGUES, Alexandre Souza. O ensino de Física e o uso das TIC no ensino remoto: um estudo de caso no curso técnico em Mineração. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.