UEPB - Repositório Digital

O ensino de Química e à família Cannabaceae: articulando o ensino de funções orgânicas na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Paulo Ferreira de
dc.date.accessioned 2022-05-25T23:37:04Z
dc.date.available 2022-05-25T23:37:04Z
dc.date.issued 2022-04-06
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26909
dc.description BRITO, Paulo Ferreira de. O ensino de química e à família Cannabaceae: articulado o ensino de funções orgânicas na educação básica. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como principal objetivo desenvolver inovações nas práticas educacionais mostrando os benefícios da família Cannabaceae tanto para a sociedade, quanto a indústria e a saúde. Tendo como pergunta norteadora: “O que compõe as plantas Cannabaceae e como utiliza-las para ensinar química?” A utilização da pratica freiriana Temas geradores, foi utilizada com principal aporte teórico nesta pesquisa, sendo dividida em 3 etapas, a primeira foi a pesquisa em artigos trabalhos de dissertação e tese acerca da temática, nesta foi realizado um levantamento dos conteúdos que poderiam ser trabalhados. A segunda etapa da pesquisa foi compreender os contextos que podem ser trabalhados em sala de aula da educação básica, associando aos conteúdos da química, fazendo pontes entre outras ciências que se vincula ao tema gerador trabalhado. E a terceira etapa foi a avaliação dos métodos que podem ser trabalhados em sala de aula. E já como resultados obtidos nesta pesquisa, é analisando os padrões de ensino tradicionais junto a formas atuais de ensino, mostrando a eficiência de se utilizar praticas metodológicas que trazem não só pontos da realidade do aluno, mas sim o leque de conteúdos que envolve todos vários saberes abordados nas áreas das ciências biológicas e exatas. Na sequência ressaltamos a importância dos temas geradores em sala de aula, sinalizado que eles possibilitam o aprendizado dos conteúdos escolares quando vinculados as questões do dia a dia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Família Cannabaceae pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title O ensino de Química e à família Cannabaceae: articulando o ensino de funções orgânicas na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta