Resumo:
A pesquisa intitulada “Algumas reflexões sobre a proposta de implantação de Educação Financeira nas escolas municipais da cidade de Nova Palmeira-PB”, pretende responder a seguinte pergunta: de que forma uma proposta interdisciplinar, envolvendo a educação financeira em sala de aula contribuiu na formação continuada dos professores na cidade de Nova Palmeira-PB? Na intenção de responder esta pergunta o objetivo do trabalho é promover uma reflexão acerca do estudo da educação financeira no ensino, como uma proposta interdisciplinar nas escolas municipais na cidade de Nova Palmeira-PB. Metodologicamente o trabalho trata de uma pesquisa descritiva, o qual foi realizado a partir de uma entrevista com a coordenadora pedagógica e com a aplicação de um questionário com os professores da rede municipal de ensino da cidade de Nova Palmeira-PB, que fizeram parte dessa formação continuada. Assim, observou-se que a formação continuada levou os professores a entenderem melhor como deve acontecer a aplicação da educação financeira em sala de aula, como a sua implantação estimula os alunos a pensarem no futuro, ajudando na construção de metas que podem ser alcançadas conforme suas necessidades e orçamentos, além de contribuir nos processos de tomada de decisão, desenvolvendo a sua autonomia. Tanto a entrevista quanto o questionário foram de suma importância para o alcance dos resultados desse trabalho, pois ambos articularam sobre as dificuldades de se praticar a educação financeira e quanto se faz necessário o seu uso em sala de aula, enaltecendo ainda a importância da promoção de formações continuadas.
Descrição:
LIMA, Fernanda da Silva. Algumas reflexões sobre a proposta de implantação de educação financeira nas escolas municipais da cidade de Nova Palmeira-PB. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.