Resumo:
Nesta pesquisa, o objetivo foi refletir e questionar a manutenção da hegemonia heteronormativa e as suas projeções na Educação Física, fazendo com que trajetórias sejam limitadas e invisibilizadas. Para isso, lhes apresento ressignificações para corpo, gênero e sexualidade, sendo suas significações culturalmente construídas fatores que influenciam socialmente, podendo serem utilizados para centralizar sujeitos ou secundarizar. Relato brevemente sobre as primeiras práticas corporais e sua sistematização, evidenciando as influências do gênero e as existências que ao longo da história se fizeram sujeitos ativos na Educação Física. Além disso, relato acerca da manutenção de masculinidades hegemônicas nas instituições de ensino e na Educação Física, desde o início da vida escolar até a fase acadêmica e, posteriormente, no mercado de trabalho. Através de um relato autobiográfico, utilizo das escrevivências, método de escrita desenvolvido por Conceição Evaristo, onde compartilho as marcas que me foram deixadas pela Educação Física, os percalços e o acolhimento que me foram proporcionados, enquanto homem gay afeminado atuante que busca pluralidade, segurança e acolhimento nos ambientes que visam proporcionar saúde e bem-estar com o intuito de utilizá-las como parâmetro de problematização. Deste modo, evidencio que os estudos sobre o corpo e as ressignificações das existências são essenciais para que as práticas corporais sejam pluralizadas. Há necessidade de que os discursos violentos presentes em nosso cotidiano sejam questionados, para que as existências excêntricas, como a minha, sejam acolhidas na sociedade e, principalmente, sintam-se seguras e representadas nos ambientes direcionados as práticas corporais e na Educação Física.
Descrição:
SILVA, Caio Matheus Pereira da. As Escrevivências de um LGBTQIA+: reflexões sobre gênero e sexualidade na Educação Física. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.