Resumo:
Com o surgimento e avanço da pandemia do vírus Sars-Cov-2, o Conselho Nacional de Educação (CNE) precisou criar normativas, como o CNE/CP nº 5/2020 e a Resolução CNE/CP nº2/2020, para que os todos os níveis e modalidades educacionais fossem readequados a nova realidade. Neste contexto, o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO)passou a ser realizado de forma remota, acompanhando os novos moldes de educação durante esse período. Este trabalho teve como objetivo Identificar quais as concepções dos licenciandos em Química de uma universidade pública do Estado da Paraíba relativas ao estágio supervisionado desenvolvido no contexto da pandemia do COVID-19. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva, por meio de um estudo de campo. Como instrumento de coleta de dados, fez-se o uso de um questionário online com alunos do curso de Licenciatura em Química, que já cursaram ou estão cursando o estágio supervisionado, estudantes do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba. Pôde-se observar que a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado tem, dentre outras questões, a importância de formar um profissional qualificado, com domínio de conteúdo e capaz de trabalhar com as dificuldades encontradas durante a realização do trabalho, nas diferentes modalidades do ensino, seja presencial ou remoto. Outrossim, percebe-se um certo equilíbrio no olhar nas respostas uma vez que há pontos positivos e negativos do ensino remoto.
Descrição:
SOUSA, Lenira Freire de. Concepções de licenciandos em química sobre o estágio supervisionado durante a pandemia do Sars-Cov-2. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2022.