Resumo:
O artigo reflete sobre a contribuição da contação de histórias para o processo de alfabetização dentro do contexto do primeiro ano do ensino fundamental tendo como base o relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado III do curso de Pedagogia na modalidade PARFOR, numa turma de primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que se caracteriza como uma pesquisa-ação com avaliação
qualitativa. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica na qual vários estudiosos discutem contribuições da contação de história para o desenvolvimento da criança dentro do processo de alfabetização. Assim, deu-se o relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edivaldo Júnior Soares da
Rocha, localizada no município de Mãe D`Água, onde foi realizada uma contação de história pautada em reflexões teóricas. Os recursos utilizados foram gravuras com pequenas falas dos personagens, quadro branco, e a participação da narradora do conto. Ao término da aplicação da proposta de atividade, os alunos puderam falar sobre o que cada um gostou mais na história, como deveria ser o final, qual o personagem que o agradou mais, entre outros aspectos que resultaram nasdiscussões que fundamentaram a pesquisa, que dessa forma foi concluída com a convicção de que ao ouvir, contar e recontar histórias infantis, as crianças são estimuladas a participarem de momentos essenciais para o seu desenvolvimento intelectual e social.
Descrição:
VIANA. S. M. O. L. A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017.