UEPB - Repositório Digital

A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Viana, Sandra Maria Oliveira Lopes
dc.date.accessioned 2022-06-01T15:48:04Z
dc.date.available 2022-06-01T15:48:04Z
dc.date.issued 2017-11-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26947
dc.description VIANA. S. M. O. L. A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O artigo reflete sobre a contribuição da contação de histórias para o processo de alfabetização dentro do contexto do primeiro ano do ensino fundamental tendo como base o relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado III do curso de Pedagogia na modalidade PARFOR, numa turma de primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que se caracteriza como uma pesquisa-ação com avaliação qualitativa. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica na qual vários estudiosos discutem contribuições da contação de história para o desenvolvimento da criança dentro do processo de alfabetização. Assim, deu-se o relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edivaldo Júnior Soares da Rocha, localizada no município de Mãe D`Água, onde foi realizada uma contação de história pautada em reflexões teóricas. Os recursos utilizados foram gravuras com pequenas falas dos personagens, quadro branco, e a participação da narradora do conto. Ao término da aplicação da proposta de atividade, os alunos puderam falar sobre o que cada um gostou mais na história, como deveria ser o final, qual o personagem que o agradou mais, entre outros aspectos que resultaram nasdiscussões que fundamentaram a pesquisa, que dessa forma foi concluída com a convicção de que ao ouvir, contar e recontar histórias infantis, as crianças são estimuladas a participarem de momentos essenciais para o seu desenvolvimento intelectual e social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Esp. Kilmara Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabeitzação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento educacional pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.title A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta