dc.contributor.author |
Viana, Sandra Maria Oliveira Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-01T15:48:04Z |
|
dc.date.available |
2022-06-01T15:48:04Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-25 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26947 |
|
dc.description |
VIANA. S. M. O. L. A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo reflete sobre a contribuição da contação de histórias para o processo de alfabetização dentro do contexto do primeiro ano do ensino fundamental tendo como base o relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado III do curso de Pedagogia na modalidade PARFOR, numa turma de primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que se caracteriza como uma pesquisa-ação com avaliação
qualitativa. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica na qual vários estudiosos discutem contribuições da contação de história para o desenvolvimento da criança dentro do processo de alfabetização. Assim, deu-se o relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edivaldo Júnior Soares da
Rocha, localizada no município de Mãe D`Água, onde foi realizada uma contação de história pautada em reflexões teóricas. Os recursos utilizados foram gravuras com pequenas falas dos personagens, quadro branco, e a participação da narradora do conto. Ao término da aplicação da proposta de atividade, os alunos puderam falar sobre o que cada um gostou mais na história, como deveria ser o final, qual o personagem que o agradou mais, entre outros aspectos que resultaram nasdiscussões que fundamentaram a pesquisa, que dessa forma foi concluída com a convicção de que ao ouvir, contar e recontar histórias infantis, as crianças são estimuladas a participarem de momentos essenciais para o seu desenvolvimento intelectual e social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Esp. Kilmara Rodrigues dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabeitzação |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de história |
pt_BR |
dc.title |
A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |