Resumo:
O presente trabalho buscou analisar e ressaltar a importância da utilização de
softwares aplicados ao ensino de Química Orgânica, como ferramenta didático –
pedagógica. O estudo foi desenvolvido durante o Ensino Remoto Emergencial,
sendo desenvolvido nas aulas em que foi realizado o ensino do conteúdo dos
compostos nitrogenados (Aminas e Amidas), sendo analisado o processo de
absorção dos conteúdos por parte dos alunos, de acordo com os recursos didáticos
utilizados em cada aula. A análise dos dados foi realizada através da aplicação de
questionários, onde foi feita uma análise sobre os recursos que vinham sendo
utilizadas durante o desenvolvimento das aulas de Químicas Orgânica, as
dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos, além de analisar a
opinião dos alunos referente ao ensino desenvolvido com diferentes recursos
didáticos, possibilitando a comparação da compreensão dos conteúdos entre as
aulas desenvolvidas. Após a análise das respostas dos alunos referentes ao ensino
dos compostos nitrogenado Aminas e Amidas foram verificadas a importância da
utilização dos softwares durante as aulas desenvolvidas em um ambiente remoto,
sendo verificado que a utilização de softawares como recurso auxiliar facilita o
processo de aprendizagem, fazendo com que o aluno compreenda de forma mais
eficaz o conteúdo.
Descrição:
SILVA, Ingrid Rayanne Costa Faustino da. A utilização de softwares aplicados ao ensino de química orgânica: uma abordagem feita no conteúdo das funções nitrogenadas durantes o ensino remoto emergencial. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.