Resumo:
Tomando como base os relatos de experiência da prática de ensino, realizados no período anterior a pandemia e a vivência da pesquisadora no período pandêmico da COVID-19, entre os anos de 2019 e 2021, este trabalho objetiva analisar a seguinte questão: como ocorreram as experiências de ensino no período da pandemia nas escolas Áurea Correia de Queiroz e Juarez Maracajá, na cidade de Gurjão (PB), para refletir sobre como as sensibilidades se modificam e ajudam a compreender as mudanças na prática de ensino; refletir sobre a adaptação no ensino que foi proposto pelas escolas, observando as transformações nas vivências que a pandemia influenciou e/ou impôs sobre a nova realidade dos docentes e discentes no cotidiano escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foram necessárias leituras de recente produção historiográfica sobre o tema, sobretudo sobre experiências docentes e pedagógicas durante a pandemia, articulando às fontes utilizadas, que foram os relatórios de estágio da pesquisadora, indícios dessa adaptação às tecnologias aprimoradas pela necessidade de divulgação dessa produção. Além destes, os referenciais teórico-metodológicos também ajudaram a pensar o presente tema sob a perspectiva da história cultural: com Pesavento (2012), Barros (2008), Bédarida (2006), entre outros.
Descrição:
PEREIRA, A. B. Ensino, experiência e pandemia: uma análise a partir dos estágios no período pré e durante a pandemia (2019-2021). 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.