dc.contributor.author |
Pereira, Amanda Borges |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-20T23:58:54Z |
|
dc.date.available |
2022-06-20T23:58:54Z |
|
dc.date.issued |
2022-04-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27016 |
|
dc.description |
PEREIRA, A. B. Ensino, experiência e pandemia: uma análise a partir dos estágios no período pré e durante a pandemia (2019-2021). 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tomando como base os relatos de experiência da prática de ensino, realizados no período anterior a pandemia e a vivência da pesquisadora no período pandêmico da COVID-19, entre os anos de 2019 e 2021, este trabalho objetiva analisar a seguinte questão: como ocorreram as experiências de ensino no período da pandemia nas escolas Áurea Correia de Queiroz e Juarez Maracajá, na cidade de Gurjão (PB), para refletir sobre como as sensibilidades se modificam e ajudam a compreender as mudanças na prática de ensino; refletir sobre a adaptação no ensino que foi proposto pelas escolas, observando as transformações nas vivências que a pandemia influenciou e/ou impôs sobre a nova realidade dos docentes e discentes no cotidiano escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foram necessárias leituras de recente produção historiográfica sobre o tema, sobretudo sobre experiências docentes e pedagógicas durante a pandemia, articulando às fontes utilizadas, que foram os relatórios de estágio da pesquisadora, indícios dessa adaptação às tecnologias aprimoradas pela necessidade de divulgação dessa produção. Além destes, os referenciais teórico-metodológicos também ajudaram a pensar o presente tema sob a perspectiva da história cultural: com Pesavento (2012), Barros (2008), Bédarida (2006), entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Cipriano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Sensibilidade |
pt_BR |
dc.title |
Ensino, experiência e pandemia: uma análise a partir dos estágios no período pré e durante a pandemia (2019-2021) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |