dc.description.abstract |
Este estudo aborda discussões acerca da leitura de Literatura Infantojuvenil, pela mediação do
professor, despertando na criança e jovem um comportamento leitor. Nesta perspectiva,
elencamos como objetivo geral, refletir sobre como ocorre o ensino de Literatura Infantil no
contexto da Educação Escolar no Ensino Remoto. Tendo como objetivos específicos, verificar
a metodologia utilizada pelos professores para que as crianças fizessem uso dos livros/leitura
no ensino remoto; saber quais os recursos que contribuem para a participação ativa na leitura,
de modo que possa permitir o desenvolvimento do leitor. Nesse sentido, sabemos que o ensino
da literatura é de suma importância para que o sujeito possa se desenvolver, em todos os
sentidos. A metodologia desse estudo se centra numa pesquisa qualitativa, por meio de um
questionário, com perguntas abertas, através de entrevista online individual, aplicado a 3 (três)
professores(as) do ciclo de alfabetização, numa escola da rede pública municipal, na cidade
de Campina Grande – PB. Com isso, pretendemos, neste trabalho, apresentar os resultados,
com vistas as relevantes contribuições e melhorias em uma abordagem qualitativa. A partir
dos dados analisados, percebemos que o professor utiliza a Literatura Infantojuvenil, de forma
objetiva e sistemática em suas práticas de ensino e que as literaturas impressas ou em PDF
(Formato de Documento Portátil) estão sempre presentes no cotidiano do professor e, em suas
salas de aula remotas e em suas atividades diárias ou semanais. Vale salientar que nos
ancoramos nos estudos de Cademartori (2012). |
pt_BR |