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Para tornar efetiva uma gestão empresarial, necessita-se avaliar e controlar suas atividades operacionais, estimular seus colaboradores, identificar e auxiliar os gestores na resolução de problemas. Atualmente, os gestores públicos veem percebendo a necessidade de avaliarem seus resultados e desempenhos, buscando instrumentos que auxiliem a sua gestão. Partindo dessa conjuntura, surge a seguinte problemática: Quais os principais pontos de convergências e divergências existentes entre o Balanced Scorecard (BSC) e o GECON quando aplicados ao setor público? Sendo assim, o objetivo desse trabalho é apresentar um estudo comparativo entre os dois sistemas de medição de desempenho, o BSC e o GECON, aplicados ao setor público, descrevendo sobre ambos e buscando mostrar suas principais convergências e divergências, em observância a aplicação dos seguintes elementos: foco, bases estruturais, medidas de desempenho, conceito de resultado, conceito de desempenho e avaliação dos funcionários. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, bibliográfica, compreendendo consulta a artigos, livros, dissertação, etc., e do levantamento, foi realizando um estudo comparativo sobre o tema proposto. Dessa forma, chegou-se ao resultado que dos seis itens analisados, apenas dois foram convergentes: as bases estruturais e o conceito de resultado. Podendo-se concluir que, por serem mais divergentes, quanto aos itens analisados, não existe ferramenta melhor que a outra, ambas podem contribuir para melhorar os processos de gestão no setor público, sendo necessário a aplicação desses dois instrumentos gerenciais, tanto o BSC como o GECON. |
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