UEPB - Repositório Digital

Curta-metragem como recurso didático para aulas de língua espanhola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Campos, Jessica dos Santos
dc.date.accessioned 2022-07-27T14:27:07Z
dc.date.available 2022-07-27T14:27:07Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27144
dc.description CAMPOS, J. S. Curta-metragem como recurso didático para aulas de língua espanhola. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discorre sobre a importância do curta-metragem como um recurso didático nas aulas de língua espanhola. Justifica-se porque há muitos trabalhos que versam sobre filmes (longas-metragens), mas poucos sobre curta-metragem, que tendem a ser uma produção cinematográfica mais curta e possíveis de se trabalhar na carga horária semanal do componente que costuma ser de uma hora/aula. Tem como objetivo geral investigar como os curta-metragens auxiliam na construção de uma aula comunicativa e reflexiva de língua espanhola. Objetivamos também observar os principais recursos didáticos utilizados em sala de aula por professores em aulas de língua espanhola; verificar como os recursos didáticos podem favorecer a construção de uma boa didática em sala de aula; sugerir como o curta-metragem enquanto recurso didático poderá auxiliar no desenvolvimento de uma aula interativa e participativa. Com base nesses objetivos produzimos uma proposta didática que tem por foco o uso do curta-metragem “Cuerdas”, disponível no YouTube. Através do curta-metragem podem ser abordadas várias reflexões através de temas diversos que podem ser abordados dentro da sala de aula. A pesquisa qualitativa e bibliográfica está respaldada pelo referencial teórico baseado nas contribuições de Machado, Blumentritt (2018) Santana (2004) Arcanjo, Santos, Silva (2010) Tedesco (1998) e Souza (2010). Conclui-se que o curta-metragem como recursos didáticos no ensino de língua espanhola são ferramentas potenciais para o processo de ensino-aprendizagem e no auxílio da compreensão dos discentes dentro da sala de aula. Desse modo, a fim de se obter um maior aproveitamento da referida ferramenta, torna-se necessária a compreensão da sua importância. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: profª. Ma. Aline Carolina Ferreira Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Curta-metragem pt_BR
dc.subject Língua espanhola pt_BR
dc.title Curta-metragem como recurso didático para aulas de língua espanhola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta