Resumo:
Este trabalho discorre sobre a importância do curta-metragem como um recurso didático nas aulas de língua espanhola. Justifica-se porque há muitos trabalhos que versam sobre filmes (longas-metragens), mas poucos sobre curta-metragem, que tendem a ser uma produção cinematográfica mais curta e possíveis de se trabalhar na carga horária semanal do componente que costuma ser de uma hora/aula. Tem como objetivo geral investigar como os curta-metragens auxiliam na construção de uma aula comunicativa e reflexiva de língua espanhola. Objetivamos também observar os principais recursos didáticos utilizados em sala de aula por professores em aulas de língua espanhola; verificar como os recursos didáticos podem favorecer a construção de uma boa didática em sala de aula; sugerir como o curta-metragem enquanto recurso didático poderá auxiliar no desenvolvimento de uma aula interativa e participativa. Com base nesses objetivos produzimos uma proposta didática que tem por foco o uso do curta-metragem “Cuerdas”, disponível no YouTube. Através do curta-metragem podem ser abordadas várias reflexões através de temas diversos que podem ser abordados dentro da sala de aula. A pesquisa qualitativa e bibliográfica está respaldada pelo referencial teórico baseado nas contribuições de Machado, Blumentritt (2018) Santana (2004) Arcanjo, Santos, Silva (2010) Tedesco (1998) e Souza (2010). Conclui-se que o curta-metragem como recursos didáticos no ensino de língua espanhola são ferramentas potenciais para o processo de ensino-aprendizagem e no auxílio da compreensão dos discentes dentro da sala de aula. Desse modo, a fim de se obter um maior aproveitamento da referida ferramenta, torna-se necessária a compreensão da sua importância.
Descrição:
CAMPOS, J. S. Curta-metragem como recurso didático para aulas de língua espanhola. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.