Resumo:
O presente trabalho tem a finalidade de analisar e refletir sobre questões referentes à formação docente e a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Se justifica a escolha do tema devido à ideia de que a educação é um direito fundamental por lei para todos os cidadãos, portanto deve ser assegurada como também cumprida e pelo fato de que muitos professores questionam a falta de preparo para incluir alunos com deficiência em sala de aula. Dessa forma, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa-interpretativa, com objetivos de analisar a formação dos professores efetivos dos cursos de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VI, verificando se tiveram disciplinas que abordassem a inclusão, investigando ainda se os docentes sabem o que é capacitismo. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário aplicado aos docentes envolvidos, e os resultados revelam a importância de investir em formações iniciais e continuadas, que sejam voltadas para o paradigma da inclusão, de modo que os docentes se sintam preparados para atender a diversidade inerente à sala de aula, como também saibam desenvolver práticas e estratégias inclusivas. Utilizamos como base para este trabalho documentos como a LBI (2015) e a Declaração de Salamanca (1994), e autores como Mantoan (2015), Skiler (2003), Medrado (2016), Aragón (2020), Farias (2019), Andrade (2015).
Descrição:
SILVA, L. L. B. A formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusiva. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]