UEPB - Repositório Digital

A formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luiza Luana Brito da
dc.date.accessioned 2022-07-27T14:43:30Z
dc.date.available 2022-07-27T14:43:30Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27145
dc.description SILVA, L. L. B. A formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusiva. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem a finalidade de analisar e refletir sobre questões referentes à formação docente e a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Se justifica a escolha do tema devido à ideia de que a educação é um direito fundamental por lei para todos os cidadãos, portanto deve ser assegurada como também cumprida e pelo fato de que muitos professores questionam a falta de preparo para incluir alunos com deficiência em sala de aula. Dessa forma, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa-interpretativa, com objetivos de analisar a formação dos professores efetivos dos cursos de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VI, verificando se tiveram disciplinas que abordassem a inclusão, investigando ainda se os docentes sabem o que é capacitismo. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário aplicado aos docentes envolvidos, e os resultados revelam a importância de investir em formações iniciais e continuadas, que sejam voltadas para o paradigma da inclusão, de modo que os docentes se sintam preparados para atender a diversidade inerente à sala de aula, como também saibam desenvolver práticas e estratégias inclusivas. Utilizamos como base para este trabalho documentos como a LBI (2015) e a Declaração de Salamanca (1994), e autores como Mantoan (2015), Skiler (2003), Medrado (2016), Aragón (2020), Farias (2019), Andrade (2015). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Náthaly Guisel Bejarano Aragón pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Capacitismo pt_BR
dc.title A formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta