dc.contributor.author |
Ferreira, Luane Kele de Azevedo |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-28T11:10:33Z |
|
dc.date.available |
2022-07-28T11:10:33Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27165 |
|
dc.description |
FERREIRA, Luane Kele de Azevedo. PIBID e Residência Pedagógica: um relato das contribuições dos projetos de iniciação à docência na formação de novos professores. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Catolé do Rocha, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No processo de formação docente, a teoria e prática podem ser considerados as principais etapas de todo o percurso, tendo em vista que irá proporcionar ao licenciando as primeiras vivências em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo discorrer essas vivências, proporcionadas pelos projetos da CAPES: PIBID e Residência Pedagógica, e explicitar sua importância para o futuro professor. Como aporte teórico contamos com Perrenoud (2020), Bordini & Aguiar (1993), Dolz & Hardmeyer (2016), Sousa (2020) com obras que discorrem a respeito de formação docente. Contamos também com artigos da CAPES e explicam os projetos desenvolvidos. Os resultados obtidos por ambos projetos nos mostraram o quão necessário eles são para a docência, por mostrar de forma ativa o desenvolver em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Auríbio Farias Conceição |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria |
pt_BR |
dc.subject |
Prática |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.title |
PIBID e residência pedagógica: um relato das contribuições dos programas de iniciação à docência na formação de novos professores |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |