Resumo:
No processo de formação docente, a teoria e prática podem ser considerados as principais etapas de todo o percurso, tendo em vista que irá proporcionar ao licenciando as primeiras vivências em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo discorrer essas vivências, proporcionadas pelos projetos da CAPES: PIBID e Residência Pedagógica, e explicitar sua importância para o futuro professor. Como aporte teórico contamos com Perrenoud (2020), Bordini & Aguiar (1993), Dolz & Hardmeyer (2016), Sousa (2020) com obras que discorrem a respeito de formação docente. Contamos também com artigos da CAPES e explicam os projetos desenvolvidos. Os resultados obtidos por ambos projetos nos mostraram o quão necessário eles são para a docência, por mostrar de forma ativa o desenvolver em sala de aula.
Descrição:
FERREIRA, Luane Kele de Azevedo. PIBID e Residência Pedagógica: um relato das contribuições dos projetos de iniciação à docência na formação de novos professores. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Catolé do Rocha, 2022.