Resumo:
O processo de alfabetização não acontece de forma aleatória, antes, precisa fazer sentido para o alfabetizando de forma que ele encontre uma relação prática entre aquilo que decodifica nos textos e o que vivencia de modo que o letramento é um aspecto fundamental para que a aquisição da leitura ocorra. Para tanto, se faz necessária uma prática docente comprometida em consolidar o contato do aluno aprendente com textos que circulam socialmente para que assim, o conhecimento de mundo se efetive e contribua para a formalização do processo de alfabetização. Dentro desse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo, refletir acerca de como se deu o processo de aquisição da leitura durante o período pandêmico que foi de 2020 a 2021, procurando refletir de que forma a ação docente arregimentou estratégias para garantir a alfabetização dos educandos durante as aulas remotas e de que maneira essas aulas oportunizaram o contato com a leitura. Através da pesquisa bibliográfica, buscou-se consolidar o entendimento mais aprofundado sobre a maneira como a prática docente se cumpriu e suas especificidades no contexto da educação básica, encontrando aportes nos escritos de Kleiman (2007); Marcuschi (2010), Rojo (1998); Soares (1998); dentre outros estudiosos que trazem uma discussão pertinente à temática e contribuem para as análises acerca de todo o processo de letramento e alfabetização. Ao final do estudo, foi possível estabelecer valiosos entendimentos acerca das relações imprescindíveis entre prática docente e o processo de aquisição da leitura numa perspectiva de ensino remoto, tais como a percepção do uso das plataformas digitais como espaço de aprendizagem apontando para a percepção do ato de alfabetizar enquanto espaço de transformação sociocultural em constante ressignificação.
Descrição:
XAVIER, Elizangela Pereira. O processo de letramento no período pandêmico: desafios e práticas para uma aprendizagem significativa. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.