dc.contributor.author |
Xavier, Elizangela Pereira |
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dc.date.accessioned |
2022-07-28T11:49:28Z |
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dc.date.available |
2022-07-28T11:49:28Z |
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dc.date.issued |
2022-07-28 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27168 |
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dc.description |
XAVIER, Elizangela Pereira. O processo de letramento no período pandêmico: desafios e práticas para uma aprendizagem significativa. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de alfabetização não acontece de forma aleatória, antes, precisa fazer sentido para o alfabetizando de forma que ele encontre uma relação prática entre aquilo que decodifica nos textos e o que vivencia de modo que o letramento é um aspecto fundamental para que a aquisição da leitura ocorra. Para tanto, se faz necessária uma prática docente comprometida em consolidar o contato do aluno aprendente com textos que circulam socialmente para que assim, o conhecimento de mundo se efetive e contribua para a formalização do processo de alfabetização. Dentro desse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo, refletir acerca de como se deu o processo de aquisição da leitura durante o período pandêmico que foi de 2020 a 2021, procurando refletir de que forma a ação docente arregimentou estratégias para garantir a alfabetização dos educandos durante as aulas remotas e de que maneira essas aulas oportunizaram o contato com a leitura. Através da pesquisa bibliográfica, buscou-se consolidar o entendimento mais aprofundado sobre a maneira como a prática docente se cumpriu e suas especificidades no contexto da educação básica, encontrando aportes nos escritos de Kleiman (2007); Marcuschi (2010), Rojo (1998); Soares (1998); dentre outros estudiosos que trazem uma discussão pertinente à temática e contribuem para as análises acerca de todo o processo de letramento e alfabetização. Ao final do estudo, foi possível estabelecer valiosos entendimentos acerca das relações imprescindíveis entre prática docente e o processo de aquisição da leitura numa perspectiva de ensino remoto, tais como a percepção do uso das plataformas digitais como espaço de aprendizagem apontando para a percepção do ato de alfabetizar enquanto espaço de transformação sociocultural em constante ressignificação. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Letramento |
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dc.subject |
Alfabetização |
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dc.subject |
Prática docente |
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dc.subject |
Período pandêmico |
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dc.title |
O processo de letramento no período pândemico: desafios e práticas para uma aprendizagem significativa |
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dc.type |
Other |
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