Resumo:
O mercado corporativo já passava por mudanças com o avanço da tecnologia, a mudança na forma de consumo e relacionamento das empresas com os consumidores, e após a pandemia, isso foi acelerado. Assim, o mercado se torna mais competitivo e exige dos profissionais habilidades que permitam que eles se adaptem a esse novo cenário. A exigência por soft skills (Habilidades comportamentais) surge em um contexto em que as informações se dissolvem de maneira rápida e é preciso buscar capacitação constantemente. Diante disso, o presente estudo busca analisar se os estudantes do curso de administração da UEPB - Campus Patos possuem as soft skills requisitadas pelos profissionais do mercado de trabalho. Para isso, foram aplicados dois questionários: um para identificar as habilidades valorizadas por profissionais que
contratam e outro para identificar se os alunos possuem domínio das habilidades que são consideradas importantes para o mercado de trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, de levantamento e com uma abordagem quantitativa. A pesquisa contou com a participação de 59 profissionais e 73 alunos. A partir disso, concluiu-se que os profissionais analisam hard e soft skills igualmente, mas consideram as soft skills como as habilidades mais importantes para o desempenho da função de um colaborador. Em relação aos estudantes, estes precisam melhorar as suas habilidades e sabem que não vão conseguir desenvolvê-las apenas através da vivência na sala de aula.
Descrição:
FERREIRA, S. R. M. As soft skills no contexto corporativo: um comparativo entre profissionais e estudantes de administração da UEPB - Campus Patos. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2022.