Resumo:
A presente monografia apresenta em seus constructos elementos que versam sobre o
acesso às TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), durante o ensino remoto
emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-193
. Nesse sentido, tem-se como
objetivo geral analisar as mudanças proporcionadas com a incrementação das
Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, durante a pandemia da COVID 19, realçando suas possibilidades e desafios. Quantos aos específicos: a) Descrever as
mudanças proporcionadas pelas tecnologias observadas durante o ensino emergencial; b)
Compreender como funciona o uso das tecnologias na escola; e c) Investigar o impacto
potencializador das tecnologias nas diferentes esferas de ordem social, política,
econômica. Nesse viés, a pesquisa partiu da seguinte questão problema: Quais as
mudanças proporcionadas com a utilização das TIC’s durante o ensino remoto
emergencial? Partindo dessa indagação, o trabalho de cunho bibliográfico, segue uma
abordagem qualitativa, ancorando-se, pois, nos pressupostos teóricos de: Andrade (2008),
Brasil (2017), Antônio Moreira; Schlemmer (2020); Kenski (2012); Vasconcelos (1989);
Araújo (2020); Oliveira (2020); Garcia (2020); Piaget (2007), e outros que colaboram
com a tessitura dessa pesquisa. O estudo em questão justifica-se pela carga de
contribuições à literatura pelo fato de trazer uma análise de como o processo de ensino e
aprendizagem ocorreu no âmbito educacional, apresentando possibilidades e desafios
frente ao cenário pandêmico. A pesquisa demonstrou que a utilização das TIC’s
contribuiu significativamente para a melhoria da prática dos docentes, ao passo que
contemplem uma aprendizagem significativa e os saberes sócio-histórico-culturais que o
meio que atuam lhes proporcionam.
Descrição:
LIMA, A. K. de O. O acesso às TIC'S: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.