UEPB - Repositório Digital

O acesso às TIC'S: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Alanne Karla de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-07-29T20:11:40Z
dc.date.available 2022-07-29T20:11:40Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27205
dc.description LIMA, A. K. de O. O acesso às TIC'S: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia apresenta em seus constructos elementos que versam sobre o acesso às TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), durante o ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-193 . Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar as mudanças proporcionadas com a incrementação das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, durante a pandemia da COVID 19, realçando suas possibilidades e desafios. Quantos aos específicos: a) Descrever as mudanças proporcionadas pelas tecnologias observadas durante o ensino emergencial; b) Compreender como funciona o uso das tecnologias na escola; e c) Investigar o impacto potencializador das tecnologias nas diferentes esferas de ordem social, política, econômica. Nesse viés, a pesquisa partiu da seguinte questão problema: Quais as mudanças proporcionadas com a utilização das TIC’s durante o ensino remoto emergencial? Partindo dessa indagação, o trabalho de cunho bibliográfico, segue uma abordagem qualitativa, ancorando-se, pois, nos pressupostos teóricos de: Andrade (2008), Brasil (2017), Antônio Moreira; Schlemmer (2020); Kenski (2012); Vasconcelos (1989); Araújo (2020); Oliveira (2020); Garcia (2020); Piaget (2007), e outros que colaboram com a tessitura dessa pesquisa. O estudo em questão justifica-se pela carga de contribuições à literatura pelo fato de trazer uma análise de como o processo de ensino e aprendizagem ocorreu no âmbito educacional, apresentando possibilidades e desafios frente ao cenário pandêmico. A pesquisa demonstrou que a utilização das TIC’s contribuiu significativamente para a melhoria da prática dos docentes, ao passo que contemplem uma aprendizagem significativa e os saberes sócio-histórico-culturais que o meio que atuam lhes proporcionam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador. Luandson Luis da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação. pt_BR
dc.subject COVID19 pt_BR
dc.title O acesso às TIC'S: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta