Resumo:
Este trabalho trata-se um de relato de experiência de cunho descritivo e uma abordagem qualitativa, que teve como objetivo relatar a experiência sobre a relação da prática de exercícios psicomotores como intervenção no tratamento do desenvolvimento motor de alunos com Transtorno do Espectro Autista, na Clínica Movemente - Núcleo de Desenvolvimento Psicomotor, situada em Campina Grande-Paraíba, onde foram usadas metodologias Análise do Comportamento Aplicado. Em um período de três meses, com crianças de faixa etária de 3 a 6 anos, de ambos os sexos. Para a revisão da literatura foram utilizadas bases de dados como Scielo, Lilacs e revistas indexadas específicas para Educação Física e psicomotricidade no autismo. A psicomotricidade é utilizada como um instrumento de auxílio do desenvolvimento para os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista através do brincar da criança pela ludicidade, com atividades sistematizadas e planejadas, indo em acordo com a necessidade de cada indivíduo, dos seus pré-requisitos de aprendizagem e dos aspectos de funcionalidade das suas atividades de vida diária. Diante disso, a intervenção a partir das metodologias adotadas, observou-se a evolução das crianças em aspectos do desenvolvimento motor, afetivo e social, bem como diminuição nos comportamento inadequados das crianças,
com a predominância de situações de sucessos e interações positivas.
Descrição:
SANTOS, Ivna Leonia Soares. Superando desafios e refletindo possibilidades: Um relato da psicomotricidade na intervenção da criança com o transtorno do espectro autista. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.