UEPB - Repositório Digital

A Educação Física como ferramenta de desenvolvimento motor em crianças com Autismo: Relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Clara Emanoela Almeida de
dc.date.accessioned 2022-08-01T12:11:35Z
dc.date.available 2022-08-01T12:11:35Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27244
dc.description ARAÚJO, Clara Emanoela Almeida de. A educação física como ferramenta de desenvolvimento motor em crianças com autismo: Relato de experiência. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado na vivência prática de acompanhamento de atividades de psicomotricidade com crianças incluídas no Transtorno do Espectro do Autismo realizada no Instituto Brenda Pinheiro com o projeto AMA- Amigos do Autista. O presente trabalho tem como objetivo relatar a vivência ocupacional do profissional de Educação Física inserido no trabalho de desenvolvimento motor de crianças com TEA. O conteúdo utilizado como ferramenta para o desenvolvimento motor das crianças durante esse período foi a psicomotricidade de acordo com a ciência ABA- Análise do Comportamento Aplicada. Após o desenvolvimento das atividades planejadas foi possível perceber grandes avanços na aquisição de capacidades físicas, interação social, intenção comunicativa e habilidades de brincar. Dessa forma é possível testemunhar a importância da presença da psicomotricidade no planejamento de intervenção do tratamento de crianças com autismo, trazendo benefícios ímpares para o desenvolvimento completo dessas crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª Esp. Anny Sionara Moura Lima Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt_BR
dc.title A Educação Física como ferramenta de desenvolvimento motor em crianças com Autismo: Relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta