Resumo:
O cenário de degradação ambiental do planeta Terra coloca em risco a estabilidade
dos ecossistemas, sobrevivência da biodiversidade e a própria existência da espécie
humana levantando questionamentos quanto a sua forma de conceber as relações
econômicas, sociais, políticas e ecológicas. No bioma Caatinga, a intervenção
humana é responsável pela intensificação do processo de desertificação
caracterizado pela degradação e salinização do solo, diminuição da cobertura
vegetal e perda de áreas agricultáveis, acarretando sobre a população humana
presente na região consequências que vão desde a diminuição da renda familiar
decorrente da menor produtividade, até a marginalização e baixa autoestima ante as
demais regiões brasileiras. Sabendo que a ação humana no ambiente é reflexo do
modo como o percebe, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção
ambiental de docentes e discentes de uma escola pública municipal da cidade de
Olivedos- PB atuantes no ensino fundamental II, relacionando a percepção as
características e a valorização do bioma Caatinga. Trata-se de uma pesquisa
participante realizada no período de Março a 2011 a março de 2012 na cidade de
Olivedos- PB, mesorregião do Curimataú Ocidental paraibano. Os dados foram
coletados através do MEDICC- Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do
Conhecimento para o Meio Ambiente, no qual através da aplicação de dinâmicas, o
processo de sensibilização as causas ambientais é simultâneo à coleta de dados.
Foi possível constatar que os atores da pesquisa concebem o bioma onde residem
numa visão eminentemente ecológica, caracterizada pela ênfase aos elementos
naturais, como: clima, fauna, flora e problemas ambientais enfrentados na região,
assemelhando-se a maneira como a Caatinga é estereotipada através dos meios
multimidiáticos. A percepção ambiental dos educadores e educadoras não exerce
influência significativa para a formação da percepção dos educandos e educandas,
apontando que o modo como a temática está inserida no ambiente escolar é
incompatível com a ruptura de paradigmas pressuposta através da Educação
Ambiental, reduzindo-se a abordagem do tema nas aulas de ciências e geografia,
refletindo a inexistência da temática no currículo da escola e a carência de formação
inicial e continuada dos profissionais da educação inseridos no ensino fundamental II
no período em que a pesquisa foi realizada.
Descrição:
SANTOS, P. J. A. dos. Percepção do bioma caatinga de educadores,
educadoras, educandos e educandas de uma escola municipal do semiárido paraibano. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.