Resumo:
Diante de uma realidade em que pessoas de diferentes origens, crenças, cores e sexualidades convivem, a educação não pode se furtar de abranger toda essa diversidade. Uma educação multicultural é necessária para dar voz e visibilidade para grupos antes silenciados. O objetivo geral é analisar como o Multiculturalismo está presente nas práticas das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: conhecer como o multiculturalismo é abordado, discutindo o tema a partir de conceitos teóricos, e no cotidiano escolar; compreender como algumas políticas públicas resultaram em conquistas importantes para uma educação multicultural; verificar como docentes da rede municipal de Duas Estradas/PB têm trabalhado a questão multicultural em sala de aula. Utiliza-se do método de pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. O percurso teórico girou em torno de pesquisas feitas por Albuquerque Júnior (2012), Cury (2008), McLaren (2000), Moreira e Candau (2008), Sacristán (1995) e Silva (2006). Algumas leis e diretrizes também são utilizadas: Brasil (2003; 2004; 2008); Brasil, MEC, SECAD (2006). Os resultados do estudo apontam que a educação multicultural é vista como algo positivo e que a Lei 10.639/03 ainda não tem sido plenamente cumprida nas escolas.
Descrição:
LIMA, G. M. de. A importância do multiculturalismo nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e experiências de professoras da rede municipal de Duas Estradas/PB. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.