UEPB - Repositório Digital

A importância do multiculturalismo nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e experiências de professoras da rede municipal de Duas Estradas/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Gioclecio Muniz
dc.date.accessioned 2022-08-03T14:58:33Z
dc.date.available 2022-08-03T14:58:33Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 370.117
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27335
dc.description LIMA, G. M. de. A importância do multiculturalismo nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e experiências de professoras da rede municipal de Duas Estradas/PB. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Diante de uma realidade em que pessoas de diferentes origens, crenças, cores e sexualidades convivem, a educação não pode se furtar de abranger toda essa diversidade. Uma educação multicultural é necessária para dar voz e visibilidade para grupos antes silenciados. O objetivo geral é analisar como o Multiculturalismo está presente nas práticas das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: conhecer como o multiculturalismo é abordado, discutindo o tema a partir de conceitos teóricos, e no cotidiano escolar; compreender como algumas políticas públicas resultaram em conquistas importantes para uma educação multicultural; verificar como docentes da rede municipal de Duas Estradas/PB têm trabalhado a questão multicultural em sala de aula. Utiliza-se do método de pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. O percurso teórico girou em torno de pesquisas feitas por Albuquerque Júnior (2012), Cury (2008), McLaren (2000), Moreira e Candau (2008), Sacristán (1995) e Silva (2006). Algumas leis e diretrizes também são utilizadas: Brasil (2003; 2004; 2008); Brasil, MEC, SECAD (2006). Os resultados do estudo apontam que a educação multicultural é vista como algo positivo e que a Lei 10.639/03 ainda não tem sido plenamente cumprida nas escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheilla Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.title A importância do multiculturalismo nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e experiências de professoras da rede municipal de Duas Estradas/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta