Resumo:
O presente estudo pretende trazer à tona as contribuições do cinema para a
formação crítica e cultural na educação infantil. A questão central do estudo é: como
lançar mão do cinema e do audiovisual no espaço de sala de aula? Entendendo que,
o professor da educação infantil pode trabalhar com o cinema, não apenas exibindo
filmes, mas criando as condições para o desenvolvimento de produções
cinematográficas pelos próprios alunos, possibilitando a formação da identidade dos
estudantes e promovendo o cinema nacional como artefato cultural importante nesse
processo. Neste sentido, perceber como funciona essa pedagogia do cinema é um
desafio. Enfim, deve-se compreender o lugar da arte cinematográfica como espaço
de criação que é a sala de aula, no dinamismo do cotidiano das escolas e na
valorização do protagonismo infantil. Desta forma, objetiva-se discutir como o
cinema pode contribuir para a formação crítica e cultural dos sujeitos, explorando a
realidade social que se caracteriza em diversos aspectos (distribuição desigual de
bens e serviços, configuração e ordem, etc). A opção feita foi pela abordagem
metodológica qualitativa, de caráter exploratório e natureza bibliográfica, e tomou
como fundamentação teórica as leituras de escritos de Pierre Bourdieu (2010), para
entender as relações entre o cinema e a sociedade, no que confere ao campo
educativo, e como atua a esse respeito na escola, considerou-se também os
estudos promovidos pela pesquisadora Adriana Fresquet (2015), o cineasta e autor
Jean Claude Bernardet (1990) e Rosália Duarte (2002), no trato sobre o cinema e a
educação. E acerca do imaginário infantil nas práticas educativas, por meio de
leituras de artigos e periódicos, sobretudo da produção do psicólogo Lev
Semenovich Vigotski (2009). Cabe destacar que, durante o estudo, encontramos
iniciativas que contribuem para a valorização de uma educação popular, voltada a
uma postura crítica com relação à cultura de um povo, através do cinema nacional
com importância para prática cinematográfica e pedagógica na infância, sobretudo
em sala de aula.
Palavras-chave: Cinema. Infância. Identidade. Papel Social.
Descrição:
SILVA. J. M. da. Cinema e Infância: discussão para uma formação critica e cultural na educação infantil. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.