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Cinema e infância: discussão para uma formação crítica e cultural na educação infantil

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dc.contributor.author Silva, Julyety Martiliano da
dc.date.accessioned 2022-08-04T02:53:59Z
dc.date.available 2022-08-04T02:53:59Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27365
dc.description SILVA. J. M. da. Cinema e Infância: discussão para uma formação critica e cultural na educação infantil. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo pretende trazer à tona as contribuições do cinema para a formação crítica e cultural na educação infantil. A questão central do estudo é: como lançar mão do cinema e do audiovisual no espaço de sala de aula? Entendendo que, o professor da educação infantil pode trabalhar com o cinema, não apenas exibindo filmes, mas criando as condições para o desenvolvimento de produções cinematográficas pelos próprios alunos, possibilitando a formação da identidade dos estudantes e promovendo o cinema nacional como artefato cultural importante nesse processo. Neste sentido, perceber como funciona essa pedagogia do cinema é um desafio. Enfim, deve-se compreender o lugar da arte cinematográfica como espaço de criação que é a sala de aula, no dinamismo do cotidiano das escolas e na valorização do protagonismo infantil. Desta forma, objetiva-se discutir como o cinema pode contribuir para a formação crítica e cultural dos sujeitos, explorando a realidade social que se caracteriza em diversos aspectos (distribuição desigual de bens e serviços, configuração e ordem, etc). A opção feita foi pela abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório e natureza bibliográfica, e tomou como fundamentação teórica as leituras de escritos de Pierre Bourdieu (2010), para entender as relações entre o cinema e a sociedade, no que confere ao campo educativo, e como atua a esse respeito na escola, considerou-se também os estudos promovidos pela pesquisadora Adriana Fresquet (2015), o cineasta e autor Jean Claude Bernardet (1990) e Rosália Duarte (2002), no trato sobre o cinema e a educação. E acerca do imaginário infantil nas práticas educativas, por meio de leituras de artigos e periódicos, sobretudo da produção do psicólogo Lev Semenovich Vigotski (2009). Cabe destacar que, durante o estudo, encontramos iniciativas que contribuem para a valorização de uma educação popular, voltada a uma postura crítica com relação à cultura de um povo, através do cinema nacional com importância para prática cinematográfica e pedagógica na infância, sobretudo em sala de aula. Palavras-chave: Cinema. Infância. Identidade. Papel Social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Papel Social pt_BR
dc.title Cinema e infância: discussão para uma formação crítica e cultural na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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