Resumo:
O presente trabalho discute sobre o ensino da língua inglesa por meio da utilização de jogos (não digitais), uma proposta de ensino para o fundamental II (8º e 9º ano), com o interesse de investigar os benefícios que os jogos e a ludicidade trazem para o contexto escolar. O objetivo dessa pesquisa é propor uma Sequência Didática através de jogos, pretendendo observar quais benefícios a ludicidade traz para o ensino-aprendizagem de inglês, inserindo essa ferramenta em sala de aula para complementar o conteúdo e proporcionar ao aluno condições para desenvolver a interação e comunicação de forma prazerosa. Sendo assim, esse artigo pretende realizar uma pesquisa bibliográfica, documental e de natureza qualitativa, trazendo para os docentes uma proposta de Sequência Didática sobre o conteúdo Internetês na disciplina de Inglês. Para o fundamento teórico, usamos como suporte o texto de Rau (2013), que aborda sobre a ludicidade no ensino; Vygotsky (1991), com a teoria da formação da mente; Santos e Pereira (2019), que nos mostra a importância dos jogos no ensino; Alves (2014), que traz uma reflexão sobre o internetês; Komesu e Tenani (2009), com algumas considerações sobre a linguagem da internet; Castellar e Machado (2016), que abordam pontos relevantes sobre a Sequência Didática.
Descrição:
BARBOSA. C. dos S. S. Ensino de inglês por meio da utilização de jogos não digitais: uma proposta de sequência didática. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.