Resumo:
O Brasil é um país de vasta diversidade identitária, social, cultural e histórica, o que
leva a uma abrangente diversidade linguística da língua portuguesa. Diante da
vivência em sociedade, a qual decorrem fatores locais, ambientais, de classe social e
outros, os indivíduos podem usar das suas variações linguísticas a própria
representação identitária, o que valora o seu “eu”. Todavia, somos cientes de que
existe um preconceito linguístico na ministração tradicional da língua portuguesa no
ensino brasileiro, principalmente, no Ensino Fundamental. O que provoca a
ineficiência de uma inclusão favorável e acolhedora, ferindo a identidade de indivíduos
que possam pertencer a povos diversos. Devido a isto, esta pesquisa trouxe como
objetivo geral analisar a inserção de certa valoração da diversidade linguística em prol
da reflexão sobre o preconceito linguístico presente nas aulas de Português no Ensino
Fundamental II. Para isso, adotou-se as metodologias de revisão da literatura e
análise documental, bem como do método hipotético-dedutivo, para avaliar estudos
científicos, livros, dados estatísticos e legislações, sob uma ótica discursiva da autora.
Os resultados da pesquisa evidenciaram a existência de uma extensa diversidade
linguística no país, as quais vão além de meras pronúncias, mas representação a
identificação de povos com seus locais de origem. Os resultados ainda evidenciaram
a existência de certa rigidez no ensino tradicional da Língua Portuguesa, a qual inibe
o acolhimento dos diversos padrões linguísticos. Indo além, as conclusões da
pesquisa demonstraram a necessidade latente de se remodelar a tradicionalidade do
ensino de Língua Portuguesa no Brasil, abrangendo aos variados padrões linguísticos,
uma vez que tal adoção não relativiza a norma culta, mas promove uma maior
inclusão, devendo os profissionais da educação se munirem de mecanismos que
busquem propor e alcançar tal objetivo, em consonância com os próprios objetivos
legais atrelados ao Ensino Fundamental II.
Descrição:
CALADO. Thais Barbosa. Ensino e diversidade linguística: Reflexões sobre o preconceito linguístico no ensino fundamental II. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.