Resumo:
Este trabalho versa sobre o ensino da Arte em ambiente não escolar no processo de
construção da consciência social. Neste sentido, o estudo dirigiu seu olhar para os
desafios e os entraves enfrentados pelos Educadores Sociais do Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no atendimento ao público em
vulnerabilidade social, com o objetivo de analisar as práticas desses profissionais no
tocante as lacunas do ensino formal para o público atendido pelo SCFV. Para tanto,
entrevistou-se educadores sociais das diversas unidades situadas no Município de
Guarabira e que se encontram em pleno funcionamento, colhendo elementos sobre a
identificação dos educadores e do trabalho realizado, buscando o entendimento sobre
a Arte nas práticas educativas. Os profissionais apontaram algumas dificuldades para
efetivarem suas práticas de maneira satisfatória, o que implica diretamente na
formação cidadã dos usuários, com destaque para os seguintes aspectos: continua
desvalorização vivenciada e suporte insuficiente fornecido pelo município aos
educadores. Mesmo assim, eles confiam na transformação social por meio do SCFV,
da Arte e do ensino não formal, desde que seja possível e primordial o trabalho
educativo em que o protagonismo do usuário seja provocado e incentivado,
desvendando suas potencialidades. Neste sentido, deve-se suceder uma reavaliação
para que aconteça a valorização e a capacitação devida desta classe.
Descrição:
SANTOS JÚNIOR, F. de A. dos. Os desafios do ensino da arte na educação não formal como instrumento de transformação social dos usuários no SCFV da cidade de Guarabira. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.