UEPB - Repositório Digital

Os desafios do ensino da arte na educação não formal como instrumento de transformação social dos usuários no SCFV da cidade de Guarabira.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos Júnior, Francisco de Assis dos
dc.date.accessioned 2022-08-04T14:34:29Z
dc.date.available 2022-08-04T14:34:29Z
dc.date.issued 2022-07-26
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27385
dc.description SANTOS JÚNIOR, F. de A. dos. Os desafios do ensino da arte na educação não formal como instrumento de transformação social dos usuários no SCFV da cidade de Guarabira. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho versa sobre o ensino da Arte em ambiente não escolar no processo de construção da consciência social. Neste sentido, o estudo dirigiu seu olhar para os desafios e os entraves enfrentados pelos Educadores Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no atendimento ao público em vulnerabilidade social, com o objetivo de analisar as práticas desses profissionais no tocante as lacunas do ensino formal para o público atendido pelo SCFV. Para tanto, entrevistou-se educadores sociais das diversas unidades situadas no Município de Guarabira e que se encontram em pleno funcionamento, colhendo elementos sobre a identificação dos educadores e do trabalho realizado, buscando o entendimento sobre a Arte nas práticas educativas. Os profissionais apontaram algumas dificuldades para efetivarem suas práticas de maneira satisfatória, o que implica diretamente na formação cidadã dos usuários, com destaque para os seguintes aspectos: continua desvalorização vivenciada e suporte insuficiente fornecido pelo município aos educadores. Mesmo assim, eles confiam na transformação social por meio do SCFV, da Arte e do ensino não formal, desde que seja possível e primordial o trabalho educativo em que o protagonismo do usuário seja provocado e incentivado, desvendando suas potencialidades. Neste sentido, deve-se suceder uma reavaliação para que aconteça a valorização e a capacitação devida desta classe. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação não formal pt_BR
dc.subject Ensino das artes pt_BR
dc.subject Educador social pt_BR
dc.subject Transformação social pt_BR
dc.title Os desafios do ensino da arte na educação não formal como instrumento de transformação social dos usuários no SCFV da cidade de Guarabira. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta