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Por uma educação antirracista na educação infantil: o currículo e a questão étnico racial na legislação educacional do município de Guarabira/PB

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dc.contributor.author Martins, Leandro de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-08-04T15:01:57Z
dc.date.available 2022-08-04T15:01:57Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27389
dc.description MARTINS, L. de O. Por uma educação antirracista na educação infantil: o currículo e a questão étnico racial na legislação educacional do município de Guarabira/PB. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação antirracista é um processo de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Esse processo deve ser concebido de forma coletiva, por meio da participação ativa de diferentes atores sociais, incluindo estudantes, docentes, gestores e comunidade em geral. Esse estudo é de caráter qualitativo, tendo como procedimento a pesquisa documental. O objetivo principal é investigar no Plano Municipal de Educação de Guarabira/PB (2015) o papel de uma educação antirracista na Educação. Esse objetivo se subdivide em três específicos: Consultar algumas legislações referentes à Educação e a Educação étnico-racial no Brasil e na Paraíba; Analisar a legislação educacional do município de Guarabira/PB; Relacionar as legislações federais e estaduais com o Plano Municipal de Educação de Guarabira/PB. Algumas das abordagens teóricas foram construídas com base em autores/as, como: Cavalleiro (2001), Silva (2013) e Gomes (2019). Um levantamento da Legislação referente à educação e à igualdade racial dos três níveis (federal, estadual e municipal) também contribui com a pesquisa, sendo elas: Lei nº 9.394 - Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Lei nº 10.639 (BRASIL, 2003); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e também para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004); Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais (BRASIL; MEC; SECAD, 2006); Resolução Nº 198/2010 (PARAÍBA, 2010); Lei nº 10.488 (PARAÍBA, 2015); Lei 1.258/2015 (GUARABIRA, 2015) e o Requerimento nº 747/2021 (GUARABIRA, 2021). De acordo com a análise feita, no âmbito federal e estadual (PB), a legislação e metas procuram reduzir a discriminação étnico-racial na educação escolar. Assim, esta pesquisa aponta que, no que diz respeito à legislação da cidade de Guarabira/PB, o preconceito e discriminação raciais são silenciados ou apresentados de modo genérico e sem objetividade na legislação educacional do Município. Além disso, somente em 2021 foi feita uma solicitação, pelo Poder Legislativo, para criação de um Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Sheilla Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Currículo Escolar pt_BR
dc.subject Educação Antirracista pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Legislação pt_BR
dc.title Por uma educação antirracista na educação infantil: o currículo e a questão étnico racial na legislação educacional do município de Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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