Resumo:
O trabalho discute a promoção da saúde na escola a partir das noções de ambiente e
holding, formuladas pelo psicanalista inglês Donald Winnnicott, objetivando
compreender a instituição escolar como um espaço de promoção da saúde, numa
perspectiva winnicottiana. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais
como: refletir sobre o conceito ampliado de saúde e de determinação social dos
processos de saúde; refletir sobre a política de promoção da saúde; refletir sobre as
práticas de saúde na escola, na perspectiva do conceito ampliado de saúde e da
Política Nacional de Promoção de Saúde – PNPS; identificar as contribuições dos
conceitos winnicottianos de ambiente e holding, para a promoção/produção da saúde
na escola ou da construção da escola enquanto ambiente saudável. Estas reflexões
são importantes porque muitas das ações adotadas para a promoção da saúde na
escola ainda estão presas a uma visão do modelo biomédico. Concernente aos
aspectos metodológicos, esta monografia possui natureza bibliográfica. A coleta de
dados foi realizada a partir da “revisão narrativa”. Para ilustrar a escola enquanto
ambiente holding, foram utilizadas cenas do filme “Taare Zameen Par” (Como Estrelas
na Terra). Por meio das reflexões propostas neste trabalho, foi possível compreender
que a escola pode se constituir enquanto lugar de promoção e produção de saúde de
forma abrangente, a partir de uma perspectiva winnicottiana (holding).
Descrição:
ALVES, G. Q. de O. Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.