UEPB - Repositório Digital

Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Géssica Quênia de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-08-04T15:50:09Z
dc.date.available 2022-08-04T15:50:09Z
dc.date.issued 2022-08-01
dc.identifier.other CDD 020
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27393
dc.description ALVES, G. Q. de O. Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho discute a promoção da saúde na escola a partir das noções de ambiente e holding, formuladas pelo psicanalista inglês Donald Winnnicott, objetivando compreender a instituição escolar como um espaço de promoção da saúde, numa perspectiva winnicottiana. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais como: refletir sobre o conceito ampliado de saúde e de determinação social dos processos de saúde; refletir sobre a política de promoção da saúde; refletir sobre as práticas de saúde na escola, na perspectiva do conceito ampliado de saúde e da Política Nacional de Promoção de Saúde – PNPS; identificar as contribuições dos conceitos winnicottianos de ambiente e holding, para a promoção/produção da saúde na escola ou da construção da escola enquanto ambiente saudável. Estas reflexões são importantes porque muitas das ações adotadas para a promoção da saúde na escola ainda estão presas a uma visão do modelo biomédico. Concernente aos aspectos metodológicos, esta monografia possui natureza bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir da “revisão narrativa”. Para ilustrar a escola enquanto ambiente holding, foram utilizadas cenas do filme “Taare Zameen Par” (Como Estrelas na Terra). Por meio das reflexões propostas neste trabalho, foi possível compreender que a escola pode se constituir enquanto lugar de promoção e produção de saúde de forma abrangente, a partir de uma perspectiva winnicottiana (holding). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcelo Saturnino da Silva. Coorientadora: Polyanna Felipe Ferreira da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Escolar pt_BR
dc.subject Promoção de saúde pt_BR
dc.subject Winnicott pt_BR
dc.subject Ambiente-Holding pt_BR
dc.title Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta