UEPB - Repositório Digital

Educação e gênero: implicações nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Lissane da Silva
dc.date.accessioned 2022-08-05T12:24:19Z
dc.date.available 2022-08-05T12:24:19Z
dc.date.issued 2022-07-26
dc.identifier.other CDD 372.372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27418
dc.description PEREIRA, L. da S. Educação e gênero: implicações nos anos inicias do Ensino Fundamental. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussões acerca da questão de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, com o intuito de analisar as relações de gênero ao longo da história, versando sobre as influências para a educação sexual na discussão sobre gênero, desmistificando se conceitos e ideias que perdurem sobre a ótica da diferenciação biológica, que enaltece gêneros, na busca do detrimento de outras, além de averiguar as implicações que se fazem presentes em relação ao ensino e educação de gênero e sexualidade e a capacitação docente em trabalhar tal questão, compreendendo quais são os entraves envoltos na temática. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica nos respaldamos nas ideias de Perrot (1984), Foucault (1985), Bruschini; Barroso (1986), Nunes (1987), Laurentis (1996), Louro (1997), Badinter (1998), Mesquita; Ramos; Santos (2001), Macedo (2002), Duarte (2003), Spitzner (2005), Manoel (2008) e Palhano (2015), entre outros(as) que colaboram de forma significativa para reflexão do tema. A metodologia empregada possui um caráter qualitativo, tendo sido realizado um trabalho de campo em duas escolas da cidade de Guarabira – PB, sendo uma da repartição privada e outra pública, tendo sido aplicado um questionário com os docentes do ensino fundamental I de ambas as instituições, que são os colaboradores deste estudo. Os resultados da pesquisa nos revelam a falta de conhecimento que ainda se faz presente nos/as educadores/as em relação a temática de gênero e sexualidade, ainda possuindo uma visão extremamente limitada e até mesmo preconceituosa, além de falta de aptidão em identificar casos que envolvem o preconceito de gênero devido a escassez de disciplinas ou debates que discorrem a respeito do assunto ao longo de sua formação, de modo que tragam a eles o discernimento necessário para desempenhar o seu trabalho com alunado em sala de aula. Neste sentido, se faz necessário que haja mais aprofundamento na área durante o ensino superior para que assim seja possível a formação de docentes capacitados e entendidos acerca da questão de gênero e sexualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Elizangela Dias Santiago Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Patriarcalismo pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.title Educação e gênero: implicações nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta