Resumo:
O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussões acerca da
questão de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, com o intuito de
analisar as relações de gênero ao longo da história, versando sobre as
influências para a educação sexual na discussão sobre gênero, desmistificando se conceitos e ideias que perdurem sobre a ótica da diferenciação biológica, que
enaltece gêneros, na busca do detrimento de outras, além de averiguar as
implicações que se fazem presentes em relação ao ensino e educação de gênero
e sexualidade e a capacitação docente em trabalhar tal questão,
compreendendo quais são os entraves envoltos na temática. Para o
desenvolvimento da fundamentação teórica nos respaldamos nas ideias de
Perrot (1984), Foucault (1985), Bruschini; Barroso (1986), Nunes (1987),
Laurentis (1996), Louro (1997), Badinter (1998), Mesquita; Ramos; Santos
(2001), Macedo (2002), Duarte (2003), Spitzner (2005), Manoel (2008) e Palhano
(2015), entre outros(as) que colaboram de forma significativa para reflexão do
tema. A metodologia empregada possui um caráter qualitativo, tendo sido
realizado um trabalho de campo em duas escolas da cidade de Guarabira – PB,
sendo uma da repartição privada e outra pública, tendo sido aplicado um
questionário com os docentes do ensino fundamental I de ambas as instituições,
que são os colaboradores deste estudo. Os resultados da pesquisa nos revelam
a falta de conhecimento que ainda se faz presente nos/as educadores/as em
relação a temática de gênero e sexualidade, ainda possuindo uma visão
extremamente limitada e até mesmo preconceituosa, além de falta de aptidão
em identificar casos que envolvem o preconceito de gênero devido a escassez
de disciplinas ou debates que discorrem a respeito do assunto ao longo de sua
formação, de modo que tragam a eles o discernimento necessário para
desempenhar o seu trabalho com alunado em sala de aula. Neste sentido, se faz
necessário que haja mais aprofundamento na área durante o ensino superior
para que assim seja possível a formação de docentes capacitados e entendidos
acerca da questão de gênero e sexualidade.
Descrição:
PEREIRA, L. da S. Educação e gênero: implicações nos anos inicias do Ensino Fundamental. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.