Resumo:
A presença da ludicidade na fase infantil é de algo importantíssimo, pois já existe muitos indícios que ela favorece o desenvolvimento das faculdades cognitivas das crianças aperfeiçoando as mesmas. Desta feita as brincadeiras, os jogos e as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) são direcionadores da formação das crianças e lhes ajudam mais adiante na maneira de como elas enfrentarão a vida e os desafios que ela impõe a todos. Este trabalho de cunho qualitativo tem como tema “Os Recursos Didáticos e Tecnológicos: A Ludicidade na Educação Infantil”, e tem como principal objetivo compreender a magnitude da ludicidade e da utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação infantil, assim como apresentar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil; entender como o uso dos recursos tecnológicos interfere no processo de ensino/aprendizagem das crianças; reconhecer a importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino infantil; e por fim aplicar um questionário com professores de escolas públicas. Com fundamentação teórica em Kishimoto (2009), Macedo (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Ademais a fundamentação contemplou estudos de outros autores. A coleta de dados se deu por meio de um questionário e os resultados obtidos com a participação das professoras foram relevantes para a efetuação da pesquisa. Com este trabalho foi possível constatar a importância que o lúdico tem no desenvolvimento infantil, e como a tecnologia é uma ferramenta que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, mas a falta de disponibilidade de recursos didáticos e principalmente tecnológicos dificultam essa inserção na sala de aula. O presente trabalho vem demonstrar que esses mecanismos citados são ferramentas eficazes para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Cabendo os educadores se adequarem e saberem conduzir de forma pedagógica e coerente com os conteúdos didáticos trabalhados.
Descrição:
RIBEIRO, E. de F. S. Recursos didáticos e tecnológicos: a ludicidade na educação infantil. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.